Produção, características morfológicas e de maturação de cultivares de cana-de-açúcar com diferentes ciclos de amadurecimeto para uso na alimentação animal na região de Barbacena/ MG, Brasil
Palavras-chave:
%brix, cana forrageira, despalha, maturação, produtividadeResumo
O presente trabalho foi desenvolvido no Sítio Campo Alegre em Barbacena-MG para avaliar, a produção de massa verde (MV), teor (% MS) e produção de matéria seca (PMS), características morfológicas: acamamento, despalha, altura das folhas e colmo da cana planta e as características de maturação obtidas através do % Brix médio, das diferentes alturas e o Ãndice de Maturação no período de 1,25 anos, de seis cultivares de cana-de-açúcar, sendo: IAC 86-2480 e IAC 86-2210 (precoces), RB 72-454 e IAC 93-6006 (médias), SP 81-3250 e IAC 87-3396 (tardias). O experimento foi estabelecido sob o delineamento estatístico de blocos casualizados em uma unidade experimental constituída de quatro linhas com seis metros de comprimento e espaçadas de 0,8m. As maiores produções de MV foram obtidas com as cultivares RB 72-454 (143,72t ha-1) e IAC 87-3396 (136,81t ha-1) e as cultivares precoces apresentaram produções inferiores a 52t ha-1, e as PMS apresentaram comportamento semelhante ao da MV. Os teores de FDN foram inferiores a 40% e o menor valor para a cultivar IAC 87-3396. Os teores de PB foram inferiores a 1,87%. Ao avaliar o conjunto de características morfológicas pode-se inferir que a cultivar IAC 87-3396 apresenta melhor comportamento, além da elevada produção. A análise de graus Brix não mostrou diferença entre as cultivares e valores inferiores a 13%, indicando uma baixa concentração de sacarose. Avaliando-se o brix nas três alturas do colmo pudemos inferir que as cultivares tardias mostraram declínio de maturação; as de maturação média e a IAC 86-2210 (precoce) com adequada maturação e a IAC 86-2480 com média maturação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.