Técnicas de manejo para recuperação de pastagens degradadas de capim-braquiária (Brachiaria decumbens Stapf cv. Basilisk)
DOI:
https://doi.org/10.17523/bia.v72n4p331Palabras clave:
adubação em pastagens, nutrição de plantas, sobressemeaduraResumen
O suprimento de nutrientes constitui-se em importante fator na nutrição da planta forrageira, refletindo no aumento de produtividade de massa seca (PMS) e melhoria da qualidade. A correta aplicação de fertilizantes em áreas de pastagens degradadas, ao fornecer nutrientes para atender as necessidades metabólicas, promove o desenvolvimento das plantas forrageiras, e por consequência, restabelece a cultura. Objetivou-se com esse trabalho avaliar o efeito de combinações de calagem, adubação e sobressemeadura na recuperação do capim-braquiária (Brachiaria decumbens Stapf cv. Basilisk), em estágio avançado de degradação. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos avaliados correspondem a testemunha; calagem; calagem + NPK; calagem + NPK + FTE (fritted trace elements); calagem + NPK + Zn; e calagem + NPK + FTE + sobressemeadura de capim-marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu). As combinações de calagem e adubação não influenciaram a composição química da pastagem. O tratamento com calagem + NPK + FTE + sobressemeadura foi superior na PMS em relação ao tratamento testemunha, não diferindo dos demais. As concentrações médias de N, P, Ca e Mg da parte aérea do capim-braquiária, não foram influenciadas pelas combinações de adubação. Na avaliação da exportação total de N pelas plantas, houve efeito significativo, sendo o tratamento com calagem + NPK + FTE + sobressemeadura superior (75,76%) aos tratamentos testemunha e calagem, que não diferiram entre si. A utilização de calagem e adubação, em única aplicação, não é suficiente para a completa recuperação e aumento da produtividade e qualidade do capim-braquiária. O uso da sobressemeadura do capim-marandu, sobre pastagens de capim-braquiária, em conjunto com a calagem e a adubação, é uma boa alternativa para o aumento da produtividade e melhoria na qualidade de pastagens em estado avançado de degradação.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.