Parâmetros ruminais de vacas doadoras de inóculo alimentados com diferentes dietas e seus efeitos na digestibilidade in vitro de volumosos
Palabras clave:
ácidos graxos de cadeia curta, ambiente ruminal, cana-de-açúcar, silagem de milho, pHResumen
Objetivou-se avaliar o ambiente ruminal de vacas doadoras de inóculo, alimentadas com cana de açúcar fresca ou ensilada, e seus efeitos na digestibilidade verdadeira in vitro da matéria seca (DVIVMS) e matéria orgânica (DVIVMO) da cana-de-açúcar fresca (CF), cana-dea çúcar ensilada (SC) e da silagem de milho (SM). Foram utilizadas duas vacas Holandesas com fistula ruminal, as quais foram alimentadas com rações com diferentes volumosos: CF ou SC. Foram coletadas amostras de fluído ruminal para a avaliação do ambiente ruminal resultante de cada ração, através da determinação do pH, nitrogênio amoniacal e concentração dos ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). Para a determinação da DVIV da MS e da MO, foi coletado fluido ruminal dos animais alimentados com as diferentes dietas, sendo os volumosos testados incubados em quadruplicatas durante 48h. Diferenças significativas foram observadas para a concentração total dos AGCC nos diferentes tratamentos (P<0,05). O horário de coleta afetou significativamente a concentração molar do ácido acético e total dos AGCC, além do pH ruminal. As digestibilidades da MS da CF, SC e SM foram maiores (60,82; 68,36 e 71,79%, respectivamente) quando se utilizou inóculo proveniente de animal alimentado com SC, comparado com proveniente da CF (53,90; 54,54 e 62,02%).
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.