Frequência de Giardia duodenalis e Cryptosporidium spp. em fêmeas da raça holandesa durante a fase de recria em um rebanho no Sul do Estado de Minas Gerais, Brasil, durante o outono-inverno de 2008
Palabras clave:
bovinocultura leiteira, endoparasitos, sanidade animalResumen
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a frequência da espécie Giardia duodenalis e do gênero Cryptosporidium spp. em bezerras leiteiras, de diferentes faixas etárias, durante a recria de um rebanho localizado em Boa Esperança, região Sul de Minas Gerais, Brasil, durante o outonoinverno. Foram analisadas 254 amostras de fezes de 37 fêmeas bovinas, da raça holandesa, com idades entre três e 10 meses, no período de maio a setembro de 2008, coletadas direto da ampola retal, a cada 30 dias. Para pesquisa de cistos ou trofozoítos de Giardia duodenalis foi utilizada a técnica de centrífugo-flutuação em solução de sulfato de zinco a 33%; para a detecção de Cryptosporidium utilizou-se a técnica de Ziehl-Neelsen modificada. Das 254 amostras analisadas, 37,79% apresentavam-se positivas para cistos e/ou trofozoítos de Giardia sp. e 8,93 % para Cryptosporidium spp. Na comparação entre faixa etária e positividade para G. duodenalis e Cryptosporidium, observou-se que para ambos os parasitos a faixa etária entre três e quatro meses é a mais acometida da fase de recria de bovinos. Considerando que o pós-desmame é um ponto crítico na recria, isso indica o potencial patogênico desses parasitos em gado leiteiro no Sul de Minas Gerais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.