Análise de rentabilidade de sistema de produção de gado de corte em regime extensivo com baixa tecnologia no sul do estado de Minas Gerais
Palabras clave:
bovinocultura de corte, custo de produção, mão-de-obraResumen
O objetivo desta pesquisa foi estudar a rentabilidade da atividade pecuária de corte de um sistema de produção com ciclo completo (cria, recria e engorda), em regime de pastejo, com baixa tecnologia, na região de Carrancas, sul do Estado de Minas Gerais. Pretendeu-se, ainda, identificar os componentes que exerceram maior influência sobre os custos finais da atividade, identificar o ponto de equilíbrio e analisar a viabilidade da parceria na qual o pecuarista não possui dispêndio para pagamento da mão-de-obra, que recebe, pelo trabalho de manejo dos animais, uma determinada área para desenvolver uma atividade agropecuária. Os dados utilizados foram coletados no período de maio de 2008 a setembro de 2009 (16 meses). A análise de rentabilidade foi realizada pelo software Custo Bovino Corte®, considerando a margem bruta, a margem líquida e o resultado (lucro ou prejuízo) como indicadores de eficiência econômica. As margens bruta e líquida positivas indicam que a atividade de pecuária de corte de ciclo completo, em regime de pastejo extensivo, desenvolvida no sistema de produção analisado, tem condições de sobreviver no curto e médio prazo; já no longo prazo, o pecuarista está se descapitalizando, pois o resultado foi negativo. Os itens componentes do custo total que exerceram maior influência sobre os custos da atividade foram, em ordem decrescente, aquisição de animais, remuneração da terra, depreciação, remuneração sobre o capital investido, alimentação e sanidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.