Influência da fumaça de capim limão (Cymbopogon citratus) no comportamento defensivo de abelhas africanizadas e sua híbridas européias (Apis mellifera L.)
Palavras-chave:
Apis mellifera, Híbridas, Defensividade, Fumaça, Cymbopogon citratusResumo
As abelhas Apis mellifera são insetos eussociais que apresentam diversas interações sociais, como por exemplo, o comportamento de defesa da colônia. Este comportamento pode ser influenciado por diversos fatores externos, como o uso de fumaça e de substâncias químicas. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi investigar a influência do uso de fumaça e de capim-limão (Cymbopogon citratus) no comportamento defensivo de colônias de abelhas africanizadas, híbridas de italianas com africanizadas e de cárnicas com africanizadas. Foram utilizadas quinze colmeias, sendo cinco de abelhas africanizadas, cinco de abelhas filhas de rainhas italianas e cinco de rainhas cárnicas. Todas as rainhas foram fecundadas na natureza. As colmeias receberam os seguintes tratamentos: ausência de fumaça, fumaça e fumaça mais folhas secas de capim-limão. O comportamento defensivo foi avaliado através do teste de defensividade, utilizando-se o tempo para ocorrência de primeira ferroada e o número de ferrões deixados na bola de camurça preta após um minuto. De acordo com os resultados, a fumaça e a fumaça mais capim limão foram eficientes no controle do comportamento defensivo de abelhas, uma vez que reduziram o número de ferrões na bola de camurça preta e aumentaram significativamente o tempo para ocorrência da primeira ferroada em relação ao tratamento sem fumaça. Pode-se concluir que a utilização de fumaça de maravalha de eucalipto é eficiente no controle do comportamento defensivo de abelhas africanizadas e suas híbridas, não necessitando da inclusão do capim- limão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.