Desempenho e características da carcaça de bovinos de dois grupos genéticos, terminados em confinamento e abatidos com diferentes pesos
Palavras-chave:
área de olho de lombo, cruzamento, espessura de gordura, silagem de sorgoResumo
Dezoito novilhos dos grupos genéticos ¾ Nelore-¼ Canchim e ¾ Nelore-¼ Caracu, com peso vivo médio inicial de 312 e 303kg, respectivamente, e média de idade de 22 meses, foram utilizados para avaliar os efeitos dos grupos genéticos e dos diferentes pesos de abate (430, 470 e 530kg) sobre o consumo de matéria seca, conversão alimentar, ganho diário de peso, área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea. Os animais foram confinados e distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 X 3 (grupo genético e peso de abate), com três repetições, sendo alimentados à vontade com uma dieta à base de silagem de sorgo (43%) e concentrado (57%). Os animais foram pesados a intervalos de quatro semanas, após serem submetidos a jejum completo de 18 horas e abatidos à medida que alcançavam os pesos pré-estabelecidos. Não foram observadas diferenças entre os grupos genéticos em nenhuma das características analisadas, possivelmente devido à semelhança nas composições genéticas dos animais, já que apresentavam predominância de sangue Nelore em relação às raças Canchim e Caracu. Entretanto, foi verificada maior área de olho de lombo (ajustada) nos animais abatidos mais leves (27,68cm2 aos 430kg) e maior espessura de gordura nos animais abatidos mais pesados (10,58mm aos 530kg). Contudo, todas carcaças produzidas atenderam às exigências do mercado em termos de peso e grau de acabamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.