Mudanças em atributos estruturais de dosséis do capim-Tifton 85 na fase de estabelecimento, induzidas pela adubação nitrogenada
Palavras-chave:
altura do relvado, Cynodon spp, frequência de ocorrência, índice de área foliar, interceptação da RFAResumo
A definição de estratégias de adubação nitrogenada em pastagens de Tifton 85, baseadas no monitoramento de alterações nos atributos estruturais dos dosséis, exige a definição pré- via daqueles mais apropriados. Para tal, foi desenvolvido um experimento no campo experimental da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, município de Seropédica, RJ, entre os meses de outubro de 2006 a janeiro de 2007. Os tratamentos consistiram de doses de N (0; 50; 100 e 150kg ha-1), aplicadas na forma de uréia e sem parcelamento, e de datas de amostragem, durante a fase de estabelecimento da pastagem. Utilizou-se um delineamento experimental em blocos inteiramente casualizados, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Os tratamentos foram alocados em parcelas de 4 x 4m, enquanto as datas de amostragem (dias após plantio, DAP) foram alocadas em sub-parcelas. As variáveis estudadas foram: freqüência de ocorrência de plantas, altura do dossel, índice de área foliar (IAF) e interceptação de radiação fotossinteticamente ativa (RFA). Os resultados obtidos mostraram que a freqüência de ocorrência; altura e a interceptação de RFA variaram temporalmente de acordo a um padrão logístico, cujos parâmetros foram modificados, pelas doses de N adicionadas. Aos 87 DAP, os valores de IAF responderam similarmente. Foi concluído que a aplicação de doses crescentes de N, durante a fase de estabelecimento do capim- Tifton 85 foi uma estratégia experimental limitada para a indução de variações quantitativas durante o desenvolvimento temporal da estrutura dos dosséis. A freqüência de ocorrência e o IAF foram os atributos que melhor responderam aos estímulos da adubação nitrogenada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.