Estádio de desenvolvimento e características morfológicas de lâminas foliares e de perfilhos de capim-Braquiária sob lotação contínua
Palavras-chave:
área foliar, Brachiaria decumbens, colmo, composição morfológica, pastejoResumo
A caracterização de perfilhos e de suas lâminas foliares quanto ao estádio de desenvolvimento permite realizar inferências sobre a estrutura do pasto, que determina as respostas das plantas forrageiras e dos animais em pastejo. Desse modo, o objetivo do estudo foi avaliar as características morfológicas de lâminas foliares e perfilhos com distintos estádios de desenvolvimento em pasto de Brachiaria decumbens Stapf. cv. Basilisk manejado sob lotação contínua com bovinos. No primeiro estudo, os tratamentos foram quatro níveis de desenvolvimento da lâmina foliar (níveis de inserção 1, 2, 3 e 4) e, no segundo, foram três tipos de perfilhos individuais com 2, 3 e 4 folhas completamente expandidas. O delineamento experimental foi de blocos completos casualizados, com três repetições. Foram avaliadas a altura de inserção da lâmina foliar (LF) no perfilho, a percentagem de LF pastejada, a área foliar, a massa, a área foliar específica e o comprimento da LF de acordo com o seu nível de inserção no perfilho. Os comprimentos e os percentuais do colmo e da LF, e o peso do perfilho também foram quantificados em função do seu número de folha expandida. Para cada nova folha completamente expandida surgida no perfilho, houve aumento de aproximadamente 2 cm na altura de inserção da LF. Não houve diferença na percentagem de LF pastejada nos diferentes níveis de inserção da folha no perfilho, que apresentou valor médio de 56,6%. A área foliar, a massa e o comprimento da LF aumentaram, enquanto que a área foliar específica diminuiu linearmente com o aumento do nível de inserção da folha no perfilho. O percentual de colmo diminuiu, mas os comprimentos do colmo e da LF, o percentual de LF e o peso do perfilho foram incrementados com o aumento do número de folhas expandidas por perfilho. Durante o desenvolvimento, as características morfológicas do perfilho e da lâmina foliar da B. decumbens são modificadas. O dossel de B. decumbens sob lotação contínua e com 25 cm de altura média possui perfilhos de duas até quatro folhas expandidas com adequadas características morfológicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.