Ãcido ascórbico na alimentação de codornas criadas em ambiente tropical sobre consumo de nutrientes, desempenho produtivo e qualidade dos ovos
DOI:
https://doi.org/10.17523/bia.v73n4p329Palabras clave:
casca, conversão alimentar, gema, vitamina hidrossolúvel, produção de ovos.Resumen
Objetivou-se avaliar a adição de 0%; 0,01%; 0,02% e 0,03% de ácido ascórbico na alimentação de codornas japonesas em postura na região tropical sobre o consumo, desempenho produtivo e a qualidade de ovos. Foram utilizadas 80 codornas japonesas, distribuídas em quatro níveis de adição de acido ascórbico. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado e os dados das variáveis estudadas foram submetidos a análise de variância e as diferenças observadas foram analisadas por meio de regressão a 5% de significância. A adição de 0%; 0,01%; 0,02% e 0,03% de ácido ascórbico na alimentação de codornas não influenciou o consumo de matéria seca (CMS), matéria orgânica (CMO) e proteína bruta (CPB), expressos em g/animal/dia; g/kg0,75 e % do peso corporal. Os valores médios do CMS, CMO e CPB foram de 46,53; 44,00 e 11,00 g/animal/dia, respectivamente. Porém, houve efeito quadrático no consumo de fibra em detergente neutro (CFDN) das aves, e o CFDN máximo foi de 9,19 g/animal/dia obtido para o nível de adição de 0,01% de ácido ascórbico na ração de codornas japonesas em postura. A adição do ácido ascórbico na alimentação de codornas em postura não alterou (P>0,05) a produção de ovos e a produtividade, com valores médios observados para a produção de ovos foi de 3,06 ovos/gaiola/dia e 0,77 ovos/animal/dia, e produtividade média foi de 76,50%. A adição de 0%; 0,01%; 0,02% e 0,03% de ácido ascórbico na alimentação de codornas em postura não alterou o peso dos ovos, das gemas e albúmens (g), e o diâmetro dos ovos e das gemas (mm). Contudo, a adição de ácido ascórbico na alimentação das codornas propiciou efeito quadrático (P<0,05) para a altura dos ovos (mm) e peso da casca dos ovos (g). Os menores valores da altura e peso da casca dos ovos foram de 2,99 mm e 1,25 g, respectivamente, para os níveis de adição de 0,017% e 0,023% de ácido ascórbico nas rações de codornas. Entretanto, para espessura da casca (mm) e altura da gema (mm) dos ovos apresentaram um efeito quadrático (P<0,05) com a adição do ácido ascórbico, com ponto de máximo de 0,031 mm e 1,42 mm, respectivamente para os níveis de adição de 0,024% e 0,017% de ácido ascórbico nas rações. A adição de até 0,03% de ácido ascórbico na alimentação de codornas em postura na região tropical, não altera o consumo dos nutrientes, a produção e produtividade dos ovos. Porém, a espessura da casca e altura da gema dos ovos apresenta melhor valor com a adição de 0,02% de ácido ascórbico na ração.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.