Efeito da suplementação protéica sobre a quantidade de pólen coletado e o desenvolvimento de colônias de abelhas africanizadas (Apis mellifera)
Palavras-chave:
alimentação, suplemento protéico, produção de pólen, desenvolvimento de colônias, abelhas africanizadasResumo
O Trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar como as colônias de abelhas africanizadas se comportam em relação à coleta de pólen e ao desenvolvimento das áreas dos favos ocupadas com cria, mel e pólen, quando alimentadas com xarope de açúcar mais um suple-mento protéico composto de pólen, farinha de soja e açúcar. As colônias que receberam este suplemento produziram uma média diária de 60,62g de pólen, de maio a novembro de 1994, quantidade significativamente maior (p <0,05), pelo teste F, do que as que somente receberam xarope de açúcar (36,10g/dia). A coleta de pólen no mesmo período aumentou linearmente, podendo as médias mensais serem representadas pela equação: Y = 15,19186 + 4,14653X (R2 = 0,757). Quanto às áreas de cria e mel, não ocorreram diferenças significativas entre as colônias tratadas e não tratadas, sendo que as menores medidas foram obtidas entre os meses de julho e agosto. A área de pólen, no entanto, foi significativamente menor (p < 0,05) nas colônias que receberam alimento protéico (5,22dm2) em relação às testemunhas (11,29dm2),sendo as menores medidas obtidas durante o mês de julho.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.