Níveis de lisina para suínos na fase inicial - II do crescimento, desempenho e retenção de nitrogênio; efeitos subsequentes na terminação
Palavras-chave:
conversão alimentar, ganho de peso, leitões, retenção de nitrogênioResumo
Dois experimentos foram realizados para determinar o melhor nível de lisina suínos entre 10,50 e 19,70kg de peso vivo. No primeiro (desempenho) foram utilizados 100 leitões com 10,50±1,34kg e no segundo (metabolismo) 25 leitões com 18,20±1,54kg de peso vivo. O delineamento usado foi o de blocos ao acaso com cinco tratamentos e cinco repetições. As unidades experimentais foram constituídas por quatro animais no experimento 1 e um animal no experimento 2. Os tratamentos foram níveis de lisina (0,80; 0,90; 1,00; 1,10 e 1,20%). Houve efeito linear (P<0,01) aumentando o ganho de peso e reduzindo a conversão alimentar, à medida que o nível de lisina foi elevado nas dietas. Os resultados de desempenho evidenciaram a maior eficiência de utilização da lisina dietética com o aumento dos níveis. Igual efeito (P<0,01) foi observado na retenção do nitrogênio, em resposta ao aumento do nível de lisina dietético, caracterizando o melhor ajuste no balanço dos aminoácidos na síntese protéica. O modelo Linear Response Plateau não se ajustou às variáveis. As respostas observadas indicaram a necessidade de nível não inferior a 1,20% de lisina para leitões na faixa de peso estudada. Pelo efeito linear nas características avaliadas sugerem-se que o nível ótimo de lisina esteja acima de 1,20%.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.