Efeitos de densidade de semeadura e níveis de adubação nitrogenada no estabelecimento de Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit.
Palavras-chave:
EXPERIMENTOS DE CAMPOResumo
Em experimento de campo realizado na Estação Central do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, em São Paulo, foram determinados os efeitos das densidades de estocagem e dos níveis de fertilização com N no estabelecimento de Leucaena leucocephala. O solo era var podzólico vermelho-amarelado. Larao. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com 7 repetições, combinando 3 densidades de plantio (20, 40 e 60 sementes puras / m) e 2 níveis de fertilização com N (N0 sem N e N1 50 kg / ha). A aplicação do N foi realizada de forma fracionada (50 por cento na semeadura e 50 por cento 40 dias após). Amostras dos vários tratamentos foram retiradas para análises bromatológicas. O aumento das densidades de plantio resultou em um aumento linear no no. de plantas estabelecidas, rendimento de MS e N produzido / parcela. Além disso, causou uma diminuição linear na porcentagem de estabelecimento e no peso médio das plantas, mas a altura média destas não foi afetada significativamente. A aplicação de N não teve efeito significativo sobre o não. de plantas estabelecidas, porcentagem de estabelecimento, altura ou peso médio; ao mesmo tempo, o rendimento total de MS / parcela aumentou 22,23 por cento. Embora a análise estatística não tenha revelado uma diferença significativa entre os níveis de N, no nível de 5 por cento, a diferença em termos de produção de N pelas plantas foi de 27,67 por cento. Na densidade de 20 sementes / m não houve correlação entre o no. de plantas estabelecidas e seu peso médio, o que sugere a ausência de competição intraespecífica. Nas densidades de 40-60 sementes / m, a correlação entre essas variáveis €‹€‹foi negativa e significativa, o que indica que devido ao maior no. de plantas estabelecidas havia competição entre eles. A correlação entre peso médio e altura / planta foi positiva e altamente significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.