Efeitos de níveis e de tempos de adaptação a lasalocida sódica sobre a digestibilidade aparente da dieta total em bovinos
Palavras-chave:
lasalocida sodica, degradabilidade ruminal, bovinos leiteirosResumo
O objetivo deste experimento foi avaliar os efeitos de tempos de ação e níveis de lasalocida sódica sobre a digestibilidade aparente da ração total. O delineamento experimental adotado foi o quadrado latino 4 x 4, com medidas repetidas no tempo, sendo utilizadas quatro vacas com cânulas ruminais, pesando em média 500 kg. O experimento foi executado em subperíodos de 42 dias, divididos em 28 para colheita de dados e 14 para eliminação de efeitos residuais. As dietas foram formuladas com feno de “Coast Cross” (82% de fibra em detergente neutro e 8% de proteína bruta) e concentrados (8,5% de farelo de soja, 41% de milho e 0,5% de suplemento mineral) numa proporção 1:1. Os tratamentos compreenderam quatro tempos de adaptação: 0 a 7; 8 a 14; 15 a 21 e 22 a 28 dias, bem como de quatro níveis de lasalocida sódica por animal por dia (zero mg, 50 mg, 100 mg e 200 mg). Não foram identificados efeitos da interação tempo x tratamentos sobre a digestibilidade aparente da dieta. Os níveis de lasalocida sódica não alteraram a digestibilidade aparente da proteína bruta, fibra bruta e extrato etéreo, nem os teores de nutrientes digestiveis totais. No entanto, a digestibilidade aparente da matéria seca foi aumentada linearmente (8,0% a 8,3%), conforme o incremento dos níveis de lasalocida sódica, sendo observado efeito quadrático sobre a digestibilidade do extrativo não nitrogenado. Com base nos resultados obtidos neste estudo, é possível afirmar que a lasalocida sódica não apresentou efeitos sobre a digestibilidade (PB,FB,EE) e sobre o valor de NDT da dieta, no entanto foi verificado efeito linear e quadrático sobre digestibilidade da MS e ENN respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.