Coeficientes reprodutivos e características de desempenho em matrizes bovinas de corte sororeagentes para Neospora caninum
Palavras-chave:
bovinos de corte, características de desempenho, coeficientes reprodutivos, Neospora caninum, neosporoseResumo
Foram avaliados os índices reprodutivos e características de desempenho de vacas bovinas de corte, soro reagentes para Neospora caninum, criadas em manejo extensivo, com monta natural, em fazenda da região norte do Estado de São Paulo, Brasil. Os animais das raças Guzerá e Nelore tiveram um ciclo reprodutivo completo avaliado desde a cobertura até a parição. Somente foram utilizados touros aprovados em exame andrológico. A estação de monta foi realizada no verão e teve três meses de duração. O diagnóstico de gestação foi realizado por palpação retal, 60 dias após o término da estação de monta. O sorodiagnóstico do Neospora caninum (teste ELISA) foi executado no final da estação de monta e após a estação de nascimentos. A condição corporal e peso das matrizes foram avaliados no final da estação de monta. A sororeatividade para Neospora caninum não apresentou associação com os índices de prenhez de reagentes (83,3%) e não reagentes (73,9%) (p>0,05) e tampouco de parição de reagentes (85,0%) e não reagentes (83,3%) (p>0,05). Também não foram afetados a condição corporal e o peso de vacas prenhas ou vazias e paridas ou não paridas (p>0,05). Concluiu-se que no rebanho estudado, nas condições climáticas e de manejo adotadas, os índices de prenhez e parição, bem como as características de desempenho não apresentaram associação com a sororeatividade para Neospora caninum.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.