Produtividade e valor nutritivo das plantas de milho de textura dentada ou dura em três estádios de colheita para silagem
Palavras-chave:
digestibilidade, FDN, híbridos de milhoResumo
O presente experimento teve como objetivo avaliar a produtividade e o valor nutritivo de plantas de milho para silagem. Os dados foram analisados no delineamento inteiramente casualizado em um esquema fatorial 2 x 3 (dois híbridos de milho de textura dura AG 4051 e dentada DAS 2B710 e três estádios de colheita (½ leitoso, ¼ leitoso e camada preta). Após a colheita, as plantas foram separadas em folha, colmo mais bainha e espiga, para subseqüente determina ção da matéria seca (MS), proteína bruta (PB) fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), celulose, lignina e digestibilidade in vitro. O híbrido de textura dentada apresentou maior produtividade de massa seca que o híbrido de textura dura. Com o avanço da maturidade houve redução na proporção de folha e aumento na de espiga, sem alteração na proporção de colmo. A folha e fração volumosa apresentaram os maiores teores de MS para o híbrido de textura dentada. O menor valor do dry down foi observado no híbrido de textura dentada na maturação fisiológica. As médias do FDN das frações colmo e espiga foram diferentes, e os maiores teores de FDN observados no híbrido de textura dura. Para a FDA as maiores médias foram na fração colmo para o híbrido de textura dura. Observou que os maiores teores de celulose e PB foram do híbrido de textura dentada na maturidade fisiológica na planta inteira e, em todas as frações, os teores de lignina aumentaram com avanço da maturidade. Verificou-se que os maiores valores de digestibilidade foram da fração espiga, e não houve diferença entre híbridos nesta fração.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.