Parâmetros genéticos para período de gestação e características de crescimento pré e pós desmame em bovinos Nelore

Autores

  • Heverton Luis Moreira Instituto de Zootecnia (IZ), Centro APTA Bovinos de Corte, Sertãozinho, SP
  • Érika Breda Canova Instituto de Zootecnia (IZ), Centro APTA Bovinos de Corte, Sertãozinho, SP
  • Danísio Prado Munari Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal, SP
  • Luiz Antonio Framartino Bezerra Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Genética, Ribeirão Preto, SP.
  • Raysildo Barbosa Lôbo Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Genética, Ribeirão Preto, SP.
  • Claúdia Cristina Paro de Paz Instituto de Zootecnia (IZ), Centro APTA Bovinos de Corte, Sertãozinho, SP

DOI:

https://doi.org/10.17523/bia.v72n2p130

Palavras-chave:

gado de corte, correlação genética, produção, reprodução.

Resumo

O objetivo deste estudo foi estimar as herdabilidades e as correlações genéticas e fenotípicas para o período de gestação como característica do bezerro (PGbez) e características de desempenho pré desmame: peso ao nascimento (PN), peso ao 120 dias (P120) e peso ao 210 dias (P210), e características de desempenho pós-desmame: peso aos 365 dias e peso aos 450 dias (P450) em animais da raça Nelore participantes do Programa Nelore Brasil coordenado pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). Os parâmetros foram estimados utilizando o método de máxima verossimilhança restrita por modelo animal, usando o software WOMBAT. A correlação genética entre PGbez e PN foi 0,15, indicando associação favorável entre as duas características, porém de pequena magnitude. O PGbez apresentou correlações genéticas positivas e de baixa magnitude (0,06 a 0,10) com os demais pesos, indicando que a seleção para a diminuição do período de gestação não acarretaria em perdas significativas nos pesos em idades mais avançadas. Além disso, é possível inferir que a seleção para maior P365 não aumentará expressivamente o período de gestação.

Downloads

Downloads

Publicado

07-02-2015

Edição

Seção

MELHORAMENTO ANIMAL

Como Citar

Parâmetros genéticos para período de gestação e características de crescimento pré e pós desmame em bovinos Nelore. (2015). Boletim De Indústria Animal, 72(2), 130-135. https://doi.org/10.17523/bia.v72n2p130