Efeito de diferentes diluidores na congelação e pós-descongelação de sêmen bubalino, submetido ao teste de termo-resistência
Palavras-chave:
bubalino, congelação, diluidores, sêmen, teste de termo-resistênciaResumo
Foram analisadas 139 amostras de sêmen congelado, obtidas de quatro touros bubalinos mestiços Jafarabadi x Murrah, com três anos de idade, durante os meses de janeiro a novembro de 1990. O sêmen foi colhido semanalmente e avaliado microscopicamente, quanto às características físicas de turbilhonamento, concentração, motilidade e vigor. Os ejaculados foram diluídos a fresco em combinações preparadas com sete diluidores: Lactose-gema, TRIS-I, TRIS-II, TRIS-III, Citratogema, TES-TRIS e Meio de Mem-Eagle. As concentrações de glicerol (7%), gema de ovo (20%) e água destilada (veículo), foram constantes em todos os diluidores. O Teste de Termo-Resistência (TTR) foi utilizado para a avaliação pós-descongelação das características motilidade e vigor, às zero e 5 horas de incubação. Não houve diferença (P > 0,01) das características motilidade e vigor pós-descongelação entre os diluidores à zero hora, porém houve diferença (P < 0,01) às 5 horas de incubação, entre os diluidores Lactose-gema, TRIS-I e TES-TRIS, sendo que o TES-TRIS superou o TRIS-I nas duas características avaliadas. Com base nos resultados do presente estudo, é possível a congelação de sêmen de búfalos com estes diluidores, sendo que concentrações adequadas de açúcares nas soluções tampões, podem melhorar a motilidade pós-descongelação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.