Reações fisiológicas de caprinos das raças Anglo-Nubiana e Saanen mantidos à sombra, ao sol e em ambiente parcialmente sombreado
Palavras-chave:
bioclimatologia, estresse térmico, freqüência respiratória, temperatura retalResumo
O experimento foi delineado para medir os efeitos do estresse térmico sobre a temperatura retal (TR) e a freqüência respiratória (FR) em cabras das raças Anglo-nubiana e Saanen, criadas em clima tropical úmido. As cabras foram alocadas em três grupos, cada um com quatro Anglo-nubianas e quatro Saanen. Cada grupo ficou em ambiente diferente, constituído de três tratamentos experimentais. O tratamento A, com instalações totalmente cobertas; o B, sem cobertura, com exposição direta ao sol; e o tratamento C, em ambiente parcialmente sombreado, com metade da área da instalação coberta, permitindo às cabras livre acesso à sombra ou ao sol. O delineamento experimental foi o Quadrado Latino Balanceado. A TR e FR das cabras, na parte da tarde (às 14:00 horas) foram mais elevadas que na parte da manhà(às 8:00 horas). As cabras mantidas ao sol apresentaram a TR e FR mais elevadas à tarde, quando comparadas às cabras mantidas à sombra ou em ambiente parcialmente sombreado. Não houve diferenças significativas na TR e FR das cabras mantidas à sombra ou em ambiente parcialmente sombreado. Houve diferença na TR e FR entre raças na parte da manhàe à tarde. Independente do tratamento e da variação da temperatura ambiente diurna (manhàe tarde), as médias da TR e FR nas cabras Anglo-nubianas foram mais baixas do que nas cabras Saanen, que se revelaram no presente estudo mais sensíveis ao estresse térmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.